top of page

Para o seu universo de descobertas...

O que é o exame de sexagem fetal?

O Gen•Test®, exame de sexagem fetal não invasivo do Genoma do Brasil, consiste na análise de DNA fetal presente no sangue da mãe a partir da 5ª semana de gestação. Para isso, é necessário  0,5 mL de sangue da gestante. Após a coleta, o plasma separado do sangue é utilizado para extração do DNA, que é submetido a reação de PCR para detectar sequências genéticas específicas do cromossomo Y (Gene DYS14) e um gene endógeno (Gene ß-actina). Apenas indivíduos do sexo masculino possuem o cromossomo Y e, portanto, a sua presença indica a gestação de um feto do sexo masculino. Por exclusão, sua ausência indica gestação de feto do sexo feminino.

 

Por que devo fazer o teste de sexagem fetal?

O exame é feito, principalmente, por quem deseja ter conhecimento precoce do sexo fetal. Desta forma é possível materializar o maior amor da sua vida, realizando o “chá revelação”, fazer o enxoval, e ter mais tempo – com a descoberta do sexo – para todas as atividades do universo da gestação.

Além do mais, ele também é indicado para mulheres com riscos de doenças genéticas ligadas ao sexo do bebê.

 

Quem pode fazer o teste de sexagem fetal?

No laboratório Genoma do Brasil, e através do Gen•Test®, qualquer mulher grávida com 5 semanas ou mais de gestação pode se submeter ao exame. É importante ressaltar que o teste de sexagem fetal não detecta gravidez. Então, se uma mulher que não estiver grávida fizer o teste, ele indicará resultado de sexo feminino, já que detectará apenas o DNA da gestante. 

 

Onde posso fazer o teste de sexagem fetal?

O exame de sexagem fetal pode ser feito de qualquer loca, como por exemplo na sua casa, ou com a sua médica. Com o nosso Kit de auto coleta Gen•Test® você faz de qualquer local e em qualquer cidade do Brasil. Você faz a auto coleta, envia para nós o seu material (sem custo adicional), e em até 2 dias úteis após receber o seu material você já recebe o resultado no seu e-mail cadastrado. É simples, rápido e seguro.

 

Quais são os resultados possíveis do teste de sexagem fetal?

Após a coleta e exame da amostra de sangue, os resultados possíveis do teste são de “masculino”, “feminino” ou “inconclusivo”. No caso na terceira opção, a orientação é que a gestante refaça o exame após cerca de 15 dias.

 

A sexagem fetal pode ser feita sem pedido médico?

Sim. Não é necessária a solicitação do médico porque o exame não é invasivo e os únicos riscos para a gestante são relacionados à coleta de sangue.

 

Qual é a idade gestacional ideal para a realização da sexagem fetal?

Apesar de poder ser realizado em qualquer fase gestacional, estudos indicam que os índices de acerto são maiores com o avanço da gestação. Assim, no Genoma do Brasil, e através do Gen•Test®, realizamos o teste de sexagem fetal a partir da 5ª semana de gravidez, uma vez que a partir dessa idade gestacional os índices de acerto são superiores a 99,9% por meio dos nossos protocolos exclusivos. Recomendamos que o teste seja realizado até a 12ª semana, pois a partir desta o sexo do bebê pode ser visualizado no exame de ecografia.

 

Os convênios médicos cobrem os custos do teste?

Não.  Os convênios não cobrem o teste de sexagem fetal porque ele não é considerado um exame de rotina ou necessário para o acompanhamento da gravidez.

 

Quanto tempo leva a liberação do laudo?

O laboratório Genoma do Brasil libera o resultado do teste de sexagem fetal em no máximo 2 dias úteis após o recebimento da sua amostra.

 

Pode haver resultado inconclusivo?

Estudos indicam que pode haver resultados inconclusivos em cerca de 5% dos casos, principalmente quando o teste é realizado com menos de 8 semanas de gestação. Nesses casos, recomenda-se repetir o teste com uma nova amostra, coletada no mínimo duas semanas após a coleta da amostra que gerou resultado inconclusivo. Os nossos protocolos indicam o índice de acerto de 99,9% já a partir da 5ª semana gestacional.

Desordens genéticas que envolvam cromossomos sexuais e diferenciação sexual podem levar a resultados falso-positivos (“masculino”).

 

Quais os principais critérios de rejeição da amostra?

- Não recebermos o Termo de Consentimento, ou ele não estar assinado, rasurado ou ilegível.

- Não recebermos a sua amostra ou ela estar violada ou com quantidade insuficiente coletada.

- A amostra estar lipêmica, hemolisada ou coagulada.

- A cliente gestante fazer uso de anticoagulante.

Como interpretar o resultado do teste de sexagem fetal quando a gestação é gemelar (gêmeos)?

Quando os gêmeos são univitelinos, o resultado do teste é válido para os dois fetos. Quando a gestação for de gêmeos bivitelinos, um resultado do sexo masculino indica que pelo menos um dos fetos é menino. Quando o resultado indicar sexo feminino, significa que as duas gêmeas são meninas. É importante dizer que o teste de sexagem fetal não é capaz de detectar gestação múltipla, nem dizer se os gêmeos são univitelinos ou bivitelinos.

 

Gestações anteriores podem interferir no resultado da sexagem fetal?

Não, porque o DNA fetal é rapidamente eliminado da circulação materna pouco depois do parto.

 

Transfusões de sangue ou transplante de órgãos recebidos de doador do sexo masculino podem interferir no resultado da sexagem fetal?

Nesses casos o teste não é indicado, porque a presença de células do doador do sexo masculino no sangue da gestante pode levar a resultados falsos no teste de sexagem fetal.

 

Como me preparar para o teste de sexagem fatal?

Para realizar o teste de sexagem fetal, é preciso:

- Preencher o Termo de Consentimento fornecido no Kit Gen•Test®, e no site de Registro (no Manual você receberá todas as orientações, inclusive em vídeo).

- Pacientes com gestações e abortos recentes devem aguardar, no mínimo, 6 meses para a realização do exame;

- Não é necessário jejum. É importante estar bem hidratada ao menos 30 minutos antes de realiza a auto coleta.

- Pacientes em uso de anticoagulantes não devem fazer o exame.

bottom of page